Como socializar um cão e um gato em casa

Muitas vezes a pessoa já tem um gato em casa e ganha ou compra um cão (ou vice-versa) e fica sem saber como fazer os dois bichinhos se entenderem.

Você quer ensinar o seu cão a ser comportado e conviver bem com outros animais? Clique e conheça todos os segredos!

Socializar um cão e um gato pode não ser fácil no começo, mas é plenamente possível. A convivência dos dois não precisa ser complicada, até porque, em muitos casos, cães e gatos podem se tornar até amigos.

Para quem tem um cão e quer um gato

Se você tem um cão adulto e ele tem uma personalidade mais tranquila, provavelmente ele vai lidar bem com a chegada do gato. Mas é preciso ter alguns cuidados em todos os casos, para que o seu cão não veja o gato como uma presa em potencial:

– Tente apresentar o gato quando o cão estiver cansado de brincar ou de se exercitar. Quanto mais cansado o seu amigão estiver, melhor, pois ele sai da defensiva e as chances de atacar o gato diminuem.

Como adestrar seu cão você mesmo! Veja aqui.

– Coloque o gato dentro de uma caixa e aproxime-a do cão, para que ele cheire o gato e se acostume com ele, com bastante calma, para o cão se habituar e não enxergar o felino como uma ameaça.

– Bem aos poucos, deixe o cachorro ir se aproximando do gato, mas sem tirá-lo da guia, até que você tenha certeza de que ele não vai atacar o gato. E, sempre que o cão fizer algo certo e tratar bem o gato, dê um petisco a ele.

– Ao perceber que o cão e o gato estão se acostumando um com o outro, tire a guia do cão, mas continue de olho. Com o tempo, você vai conseguir deixar os dois sozinhos sem ter nenhuma preocupação. É só ter um pouco de paciência.

Para quem já tem um gato e quer um cão

Normalmente, os gatos levam cerca de 3 semanas para conseguir se adaptar a um outro membro da casa, seja cão, outro gato e até mesmo com outro ser humano.

Veja as dicas para esse caso:

– Não adianta forçar. O gato pode ficar bem ríspido no começo. Por isso, o ideal é deixá-lo bem à vontade e deixar que ele se adapte a presença do cão com o passar do tempo.

– Tente aproximar o gato do cão com calma toda vez que ele estiver mais a vontade. Dê algum agrado ao gato para incentivar esse comportamento!

Fique de olhos abertos caso o cão seja um filhote. Uma brincadeira mais agitada pode machucar a ambos. Por isso, não deixe gato e cão sozinhos até a completa adaptação por parte de ambos.

Seu cachorro é muito levado e impossível de lidar? Já pensou em adestrá-lo? Então clique e saiba como fazer isso gastando pouco!

 

Deixe um Comentário