Ensinar o filhote a usar a coleira e a guia é muito importante, para que você possa passear com ele na rua sem problemas. E, para lhe ajudar nessa tarefa, vamos ensinar como fazer o filhote a usar coleira e a guia no artigo de hoje.
Quer adestrar o seu filhote com dicas de profissionais? Então clique aqui e saiba como agora mesmo!
Treinar o seu filhote de maneira adequada é importante para que ele se acostume e saiba obedecer ao dono na hora de passear, onde quer que seja.
O ideal é começar desde cedo, já em casa. Para isso, você deve fazer o filhote a usar coleira e a guia primeiramente dentro de casa. Assim, quando você sair com ele na rua, o cão já estará acostumado com a coleira e não vai demonstrar resistência.
No início, só coloque a coleira no filhote por alguns minutos. Com o tempo, vá aumentando, de forma gradual, o número de horas até que ele se acostume com ela. Ao colocar a coleira no seu filhote, veja se ela não está apertada demais, para não machucar o cão.
No início, é normal que o cachorro fique incomodado com o uso da coleira. Ele vai tentar arranhar e tirar a coleira do pescoço, mas, se você não desistir, ele vai se acostumando com ela.
Quando o filhote já estiver adaptado com a coleira, é hora de fazê-lo usar a guia. Para começar, encaixe a guia na coleira do cão, mas deixe-a solta, sem puxar. Assim, o cãozinho já começa a se acostumar com a presença da guia, só que sem a pressão exercida pelo dono, ao segurá-la na mão.
Durante esse processo, é normal que o filhote morda a guia e ande com ela de um lado para o outro. Com o passar dos dias, pegue a guia delicadamente e fique parado com ela. Essa é a melhor forma de mostrar ao cão que é você quem está no controle quando está com a guia. Quando o cão se acostumar com a presença dela, comece a passear com ele dentro de casa, usando a coleira e a guia.
Faça esses treinamentos em casa, 2 ou 3 vezes na semana. Comece devagar, para que seu amigo tenha tempo de se acostumar. Quando ele já estiver plenamente adaptado com a coleira e a guia, andar na rua com o seu filhote será uma tarefa bem tranquila e sem estresse.
Quer mais dicas, para que você mesmo possa treinar o seu filhote? Então clique e conheça todas elas no curso “Como adestrar um cão”!