Cuidar um cão guia é uma responsabilidade enorme, pois é um animal que futuramente irá ajudar muito uma pessoa cega. Mas, quando o treinamento começa desde quando o cão é filhote, o processo fica bem mais simples.
Quer aproveitar que já está aqui e conhecer um método inovador e eficiente para adestrar o seu cão? Clique e conheça!
O treinamento de um cão guia filhote deve ser iniciado quando ele tiver idade acima de 9 meses. Treinar um pequeno cãozinho para ser guia para cegos é um tanto difícil, desafiador, mas é uma ótima maneira de ajudar as pessoas cegas e ter um cão obediente por perto! Mas é preciso também saber cuidar desse cão guia em treinamento.
O que você vai precisar para cuidar um cão guia filhote
1 – Se informe sobre o treinamento
Existem programas específicos para o treinamento de cães guia, que contam com várias informações, dicas e exercícios para o treino. Pesquise e fique por dentro. Assim você sabe melhor como o cão irá ser treinado.
2 – Alimentação
Dê comida ao filhote três vezes ao dia e troque a água da tigela com regularidade.
3 – Veterinário
Antes de começar a adestrar o filhote como um cão guia, é preciso levá-lo antes no veterinário, para que ele seja examinado e veja se existe algum problema de saúde que possa impedir ou atrapalhar o treino do animal.
4 – Passeio
Coloque a coleira e a guia no cão e saia com ele para passear, todos os dias, se possível. Assim ele fica mais relaxado, late menos e se familiariza com os outros cães e pessoas. E isso facilita também o tratamento!
Quer aprender a adestrar o seu cão? Então conheça o método do reforço positivo, através do qual você vai conseguir adestrar seu amigão sem precisar gritar nem brigar com ele! Clique e confira agora mesmo!