Como adestrar filhotes

Os cães filhotes são como crianças pequenas. Precisam de muito carinho, cuidados e atenção para que cresçam saudáveis, tranquilos e sejam obedientes. Se você acabou de comprar ou ganhar o seu cãozinho, veja nesse artigo como fazer para adestrar filhotes.

A palavra-chave para o adestramento de cães é a disciplina. E isso começa pela alimentação do cão, que deve ser específica para filhotes e realizada em horários determinados, para que o cão já vá aprendendo a ter limites desde cedo.

Como começar o adestramento de filhotes?

– Paciência, paciência e mais paciência. Não se esqueça de que está lidando com um cão que tem poucos meses de vida e ainda não entende direito tudo o que acontece ao seu redor. Entre 4ª e 12ª semanas de vida, é que o filhote adquire todas as suas capacidades motoras, sensoriais e de aprendizado.

– Faça alguma atividade física com o bichinho ao ar livre, como uma caminhada, por exemplo. E, sempre que ele obedecer a algum comando ou chamada sua, elogie e olhe para ele com carinho e lhe dê um biscoitinho que ele goste. Assim, o filhote já vai entendendo que fez algo certo.

– Com o passar do tempo, o filhote passa a fazer parte da família. Especialmente se você tiver crianças em casa. Por isso, muitos tendem a ficar manhosos. Uma das dicas para que isso não aconteça é mostrar sempre para o cão que você é o líder. Quando estiverem passeando, por exemplo, ande sempre à frente. Caso o cãozinho se adiante, mude de direção, mostrando que ele é quem deve sempre seguir seu dono, ok?

Como adestrar seu cão você mesmo! Veja aqui.

– Durante o adestramento de seu filhote, estimule-o com biscoitos ou petiscos pelo caminho desejado, que o leve para aonde dormir ou fazer xixi. Com o tempo, ele aprende sozinho para onde deve ir.

– Sempre entre primeiro em casa, antes do filhote. Assim, ele novamente vê quem é que está no comando e obedece mais o dono, em uma hierarquia amigável.

– Outro aspecto muito importante que muitos esquecem é de que não se deve ser um general com o filhote. O ideal é também dar carinho e fazer com que ele se sinta protegido e amado, do contrário nada dito acima vai ter resultado. Quanto mais afeto, melhor.

Portanto esqueça isso de ser um dono mandão e agressivo, pois não funciona. Com calma, carinho, atenção e disciplina é que você conseguirá ter um cãozinho doce, mas obediente. Veja aqui como adestrar seu filhote!

 

6 Comments

  1. Pingback: Benefícios do adestramento 8 de janeiro de 2013
  2. Pingback: Como adestrar seu cãoComo Adestrar 9 de janeiro de 2013
  3. dicla 30 de maio de 2013
  4. Bruna 12 de junho de 2013
  5. regiane 8 de novembro de 2013
    • Sandra Coelho 8 de novembro de 2013
  6. spock 24 de novembro de 2013

Deixe um Comentário