Sempre que uma pessoa ou família pensa em comprar ou adotar um cão vem a dúvida: Ter um cachorro macho ou fêmea?
Se você já tem um cão em casa, o ideal é escolher um outro do sexo oposto, pois a interação entre eles será mais fácil e rápida. Se não quiser que eles procriem, é só castrar o cachorro macho ou esterilizar a fêmea.
O Macho
Os cachorros machos são mais territorialistas e protegem o lugar onde vivem. São também mais ativos. Por isso são indicados para lugares onde se precisa de mais segurança e de um cachorro mais alerta, como lojas, galpões, residências e afins.
Não é raro ouvir dizer que o cão macho faz xixi em todo lugar. E isso acontece porque o cão está demarcando o território dele. Mas esse problema é minimizado com a castração ou com o adestramento.
A Fêmea
As fêmeas costumam ser bem mais ligadas as pessoas do lar do que ao território propriamente dito, como os machos. Por isso, se você quer carinho e companhia para a família, fique com a fêmea.
Muita gente evita comprar ou adotar uma fêmea com um certo receio do cio dela. Nessa época, a cachorrinha sofre com cólicas e com mal estar que acabam alterando o seu comportamento. Mas, se você providenciar a esterilização dela, isso amenizará esses sintomas e vai evitar que a fêmea fique no cio.
Podem parecer detalhes simples, mas fazem toda a diferença na hora de escolher um cachorro. Tudo depende do seu objetivo, tempo e disponibilidade para cuidar de um cão.
Quer aproveitar que já está aqui e aprender a adestrar um cão? Então clique e conheça o meu método do reforço positivo!
Esse blog é muito legal dá ótimas dicas estão de parabéns.
Obrigada!!!
Muito boa as dicas!