Quando o cão começa a fazer as suas necessidades dentro de casa, isso se torna um incômodo muito grande para o dono, que precisa limpar a casa toda hora. Para evitar esse problema, o ideal é ensinar o filhote desde pequeno a fazer as suas necessidades do lado de fora da casa.
Quer ter um filhote adestrado dentro de casa? Sem ter muito trabalho? Então clique agora e conheça o meu método de adestramento!
No começo nem sempre é muito fácil ensinar o filhote a fazer as suas necessidades, mas o que é imprescindível para que ele aprenda é deixar o seu cãozinho um bom tempo do lado de fora da casa, para que ele entenda que o lugar de fazer as necessidades é lá.
Se você tiver um pouco de paciência e persistência, seu cachorro vai aprender antes do esperado a fazer as suas necessidades no lugar correto.
Material necessário para o filhote
– Tapete higiênico para cães
– Um cercadinho
– Coleira
– Alguns petiscos
Passo a passo para ensinar um filhote a fazer as suas necessidades do lado de fora da casa
1 – Faça um cercadinho para o cão, mesmo que seja em um lugar pequeno ou no banheiro. Funciona desde que seja em um espaço que possa ser fechado e do qual o cão não possa sair. O ideal é cobrir todo o chão do espaço escolhido com um tapete higiênico para cães ou com jornal.
2 – Preste atenção nos sinais que o cão mostra quando quer ir ao banheiro. Alguns filhotes ficam cheirando o chão, outros ficam andando em círculos. Quando perceber que o cão começou a dar um desses sinais, leve-o para fora de casa.
3 – Leve o cão para passear cerca de 30 minutos antes de uma grande refeição. Ou caminhe com ele na rua diariamente. O hábito de caminhar ajuda o filhote a aprender onde ele deve fazer as suas necessidades, além de fazer o cãozinho gastar energia, o que evita que ele fique latindo à noite também.
4 – Quando estiver passeando com o cachorro e ele for fazer as suas necessidades, indique isso com uma palavra ou frase, para que o filhote associe com o ato, como “penico”, “banheiro” ou “xixi”. Vale qualquer palavra que você queira como comando, desde que ela seja de simples assimilação.
5 – Toda vez que o cão fizer as suas necessidades do lado de fora de casa, recompense-o com um petisco. Isso vai ajudar ele a associar o “banheiro” com alguma coisa positiva, que agrada ao seu dono.
6 – Quando o cão estiver fora da casa, como em um passeio, sempre coloque nele a coleira e não deixe ele brincar sem antes fazer as suas necessidades. Assim se estabelece uma rotina.
7 – No cercadinho que você montou, retire periodicamente alguns dos tapetes higiênicos ou os jornais que você colocou, com o objetivo de diminuir a área onde o cão possa fazer as suas necessidades. Vá fazendo isso até que sobre apenas um tapetinho ou um jornal. Agora, se você perceber que isso inibiu o cão a fazer as suas necessidades, recoloque os tapetes ou jornais e espere ele se adaptar aos poucos.
Gostou das dicas? Então vai gostar ainda mais de conhecer a minha técnica de adestramento baseada no reforço positivo. Clique e conheça agora!