Geralmente os filhotes são dóceis, adoráveis e fofos e todo mundo gosta deles.
O problema é que, filhotes sem treinamento crescem sem aprender a respeitar você. E isso é problema na certa, especialmente quando o seu filhote se tornar adulto e ficar cheio de vontades.
Quer corrigir o mau comportamento do seu filhote? Aprenda como nesse vídeo.
Ao adestrar um filhote, um dos primeiros conceitos a serem trabalhados é o do respeito ao dono de forma apropriada. Em um primeiro momento, treinar um filhote é difícil sim, mas, se ele não aprender a te respeitar antes de , dificilmente o adestramento irá ser bem sucedido.
Dicas para fazer um filhote te respeitar
1 – Ensine coisas básicas ao seu filhote. Os comandos mais simples e básicos fazem parte de qualquer treinamento. Desde o “não” até o “deita”. Toda vez que o seu filhote fazer o comando como foi mandado, elogie o cachorro! Dar um agrado que ele gosta como recompensa também funciona!
2 – Seja coerente sempre! Não adianta falar uma coisa para o cão e depois falar outra. Isso atrasa o adestramento e torna o cachorro mais arredio. Por isso, quando estiver treinando o seu filhote, faça sempre os mesmos elogios e repreenda sempre da mesma forma. Assim, o filhote não se confunde. Quanto mais estável você for com o filhote, melhores serão os resultados do adestramento.
3 – Não dê atenção aos comportamentos negativos do seu filhote. Para fazer ele te respeitar, é preciso fazer entender que o comportamento ruim dele não vai receber atenção. Por exemplo: se o cachorrinho latir ou chorar, não fique demonstrando reações o tempo todo, pois é justamente a sua atenção que ele quer. Mas, toda vez que ele se comportar bem, elogie e dê atenção! Isso reforça o comportamento dele.
4 – Não coma ao mesmo tempo que o filhote. Deixe ele ver você comendo antes. Isso é importante porque o cão é um animal que entende que o líder da matilha sempre come antes. Com esse comportamento, você ensina ao seu filhote que ele precisa ter calma e esperar que você coma antes e que não é ele quem está no controle.
5 – Todo filhote adora morder as coisas e brincar de morder. Normalmente, todo mundo acha bonitinho em um primeiro momento, mas, com o tempo, ele vai morder seus sapatos, as quinas da mesa e do sofá e você também. Por isso, reprima esse comportamento desde o começo. Se o cão começar a morder, diga não de uma maneira firme e ignore-o por alguns minutos. Assim, o cachorro passa a entender que esse comportamento não agrada ao dono e vai parando de fazer isso aos poucos.
6 – Tenha controle. Ao brincar com o seu filhote e criar laços com ele, demonstre também a sua autoridade. Demonstre isso iniciando e terminando você as brincadeiras. Não deixe que o cão determine a hora de começar e de terminar a brincadeira, pois isso pode torná-lo cheio de vontades e fazer com que o animal pense que está no controle e vai querer brincar toda hora, o que não é o ideal.
Gostou das dicas? Então vai gostar mais ainda de conhecer o meu método baseado no reforço positivo! Clique e conheça!