Muitos cães tem a mania de morder as próprias patas. E as razoes para isso são as mais variadas: ansiedade e estresse, picada de formiga ou de outro animal ou o cão pode estar sentindo dor, se estiver mordendo especificamente uma das patas.
Quer ter um cão dócil e obediente dentro de casa? Então saiba como aqui.
A solução para esse problema pode ser relativamente simples. Mas, em alguns casos, é necessário levar o cachorro ao veterinário, para investigar a origem do problema.
Se você negligenciar isso e não impedir o seu cão de morder as próprias patas, com o tempo a pele do local vai ficar mais grossa, os pelos próximos vão cair e a área afetada pode até mesmo chegar a ulcerar. Mas, antes de levar o seu cão ao veterinário, veja essas dicas que podem resolver o problema facilmente.
6 Dicas para o seu cão parar de morder as próprias patas
1 – Use um xampu antipulgas
A causa mais comum de irritações e mordidas nas próprias patas são as irritações na pele do cachorro causada pelas pulgas. E uma das coisas que mais incomoda um cão são as pulgas.
Por isso, invista em um bom banho no cachorro usando um xampu antipulgas, para matá-las o mais rápido possível. Se esse for o problema, em pouco tempo o cachorro já para de morder as próprias patas.
2 – Acabe com os carrapatos
Outro problema que pode tirar a paz do seu cachorro. Os carrapatos sugam o sangue do animal e provocam a coceira intensa.
Nesse caso, o procedimento é similar ao citado acima. Invista em um pó que mata carrapatos e depois retire – os com calma (de preferência usando uma pinça) do seu cão. Assim, ele se livra do incômodo e para de morder a própria pata.
3 – Veja se o problema não é uma alergia
Os cães, assim como os humanos, podem desenvolver alergias. E as causas são variadas: Pode ser o xampu que você usa para dar banho no seu cachorro, outro produto para limpeza ou até mesmo algum problema gerado por causa da alimentação incorreta do cachorro.
4 – Pode ser a ração
Continuação do item anterior…Uma marca de ração especifica pode desenvolver alergias alimentares no seu cachorro e provocar irritações na pele.
5 – Use vaselina
É uma dica muito útil para evitar o hábito do cão de morder as próprias patas. Em muitos casos, o cachorro morde as próprias patas por causa dos problemas anteriores. Mas, mesmo depois que o problema é resolvido, ele continua mordendo. Isso acontece porque o cão morde de forma compulsiva, como se estivesse aliviando a sua ansiedade ou vira uma mania mesmo do cão.
Nesse caso, a vaselina entra como uma grande aliada, pois tem um gosto desagradável e impede que o cão lamba ou morda as próprias patas?
Gostou das dicas? Então vai gostar ainda mais do vídeo que eu mesmo gravei falando sobre o meu método de adestramento. Clique e assista agora!