Se você tem uma cadela no cio, sabe que todos os machos da vizinhança vão tentar se aproximar dela. E, em especial os machos virgens, que costumam ser bem persistentes e isso acaba virando um problema sério. Por isso, manter os machos longe pode vir a ser um verdadeiro problema.
Você tem vontade de adestrar o seu próprio cão? Sem gastar muito? Saiba todos os detalhes clicando aqui.
E, como dono, jamais subestime a determinação e capacidade do macho de chegar perto da cadela no cio. Para lhe ajudar nessa tarefa, preparei algumas dicas especiais para evitar dor de cabeça.
Como lidar com os machos e afastá-los da cadela no cio
1 – Deixe a cadela no cio isolada
É isso mesmo. Feche as portas e frestas do muro, por onde os cães possam entrar. Digo isso porque os machos tem a capacidade de detectar uma fêmea no cio a até 8 km de distância (todos nós sabemos o quanto o faro de um cão é apurado).
Por isso, manter a cadela mais isolada nesse período é mais indicado, para que uma fila de cachorros não apareça atrás dela.
2 – Tabletes de clorofila
Fale com o veterinário responsável pela cadela sobre eles. Esses tabletes de clorofila são muito importantes para disfarçar o cheiro característico que a cachorrinha emite nesse período e afasta os outros cachorros.
3 – Fraldas caninas
Muitos podem achar essa medida extrema, mas as fraldas caninas podem ser de muita ajuda para quem está com a cadela no cio.
Isso porque, ao usar a fralda, naturalmente já se evita a penetração de outro cão, o que previne a gravidez da cadela. E ajuda a deixar o ambiente mais limpo.
4 – Controle seu cachorro
Especialmente se você tiver um casal em casa e não quer que eles tenham filhotes. Para isso, retire a cadela da convivência com o macho. O ideal é deixá-la em um local separado da casa, ao qual o macho não tenha acesso.
Se precisar deixar os dois próximos por algum motivo, fique por perto e fique com uma garrafa de água que tenha spray. Assim, você pode usá-la, caso o cão se aproxime da cadela no cio.
Gostou das dicas? Então aproveite que já está aqui e assista a esse vídeo!
Tenho um casal de fox paulistinha. Ele, Biffe, com 10 anos, Ela, Bysteka, com 1 ano. Compramos ela na expectativa de que eles nos dessem filhotes. Ele nunca se interessou por cadelas, sendo que as que teve acesso foram de raça diferente, Agora com a Bysteka ele quer cruzar, porém, ela definitivamente não quer.
Pronto! Nossa vida virou um inferno! Ele chora, catuca ela, ela o morde, bate nele cruelmente. Apesar da casa ser grande , não tenho como separa-los, até pq ele late demais…
O que posso fazer ?
Criar um cercadinho pequeno para cada um.
tenho 3 cachorros,sendo 2 femeas e 1 macho,mae e filha e pai,porem as duas entram no cio quase juntas estou na duvida como fazer para evitar mais filhotes sera q dar anticonsepcionas. seria o ideal.
Procure um veterinário.
Minha cachorra já saiu do cio mas o meu cachorro não Para de perturbar ela a cachorra bate nele e ele insisti, o que eu faço?