Cão e gato não precisam ser inimigos.
Apesar de serem naturalmente inimigos, cães e gatos podem aprender a conviver de forma harmoniosa dentro de casa. Se você quer saber como, continue lendo esse artigo.
A chave para fazer com que cão e gato se entendam começa na apresentação. Abaixo, separei algumas dicas para ajudar os dois a serem amigos, sem atacar um ao outro. Vamos ver como:
1 – Quando você traz um novo animal de estimação para dentro de casa, existem algumas coisas que devem ser observadas. O animal que já está em casa há mais tempo, seja ele o cão ou o gato, se sente naturalmente o dono do lugar. Por isso, o novo animal será considerado um intruso. O ideal nesse caso é deixar o novo animal de estimação em um outro canto da casa, longe do mais antigo. Com o passar dos dias, vá deixando que o cão e o gato se adaptem lentamente um ao outro.
2 – No começo, o ideal é que cão e gato fiquem em cômodos diferentes. Mas permita que eles fiquem juntos no mesmo ambiente, sob a sua supervisão. Se um ou outro ficar com raiva, separe os dois, olhe firmemente para o brigão e diga NÃO. No momento desses encontros, tenha sempre em mãos brinquedos e guloseimas, para amenizar os ânimos e evitar as brigas.
3 – Cão e gato precisam de limite. E é você quem deve impor isso. Ao perceber que um dos dois está se tornando agressivo, separe-os imediatamente. Tentar fazer os dois conviverem é uma coisa, mas forçá-los a ficar juntos é outra. Isso é sinal de que o animal mais velho da casa está sentindo dificuldades em aceitar o novato.
4 – Brincar é um excelente exercício. Em um ambiente mais descontraído, a tendência é de que cão e gato não se ataquem. Dê brinquedos aos dois e aproveite os momentos em família para socializar os dois sem maiores problemas.
5 – Não adianta, é preciso ter paciência se você quer que o seu cachorro e gato aprendam a conviver juntos. Mas não é impossível fazer com que eles vivam bem. Com os exercícios acima, você pode conseguir fazer os dois viverem bem juntos em cerca de duas a quatro semanas.
Tem um cachorrinho novo em casa e quer aprender como adestrá-lo? Então clique e conheça agora mesmo o meu método do reforço positivo e transforme-o em um bichinho obediente!