Você tem um cão de uma raça pequena? Então é interessante ensiná-lo a usar a caixa de areia!
Quer adestrar o seu cão e não sabe por onde começar? Clique e conheça o meu método hoje mesmo!
Treinar um cão filhote para usar uma caixa de areia não é tão diferente dos métodos de treinamento caseiros comuns. O segredo de tudo é manter a calma e ter disciplina. Repetir várias vezes é a chave de sucesso para esse exercício.
O problema é que os filhotes não entram na caixa de areia com a mesma facilidade com a qual os gatos o fazem. Mas as caixas são bem melhores do que usar os jornais ou tapetes higiênicos e acabam sendo mais úteis, especialmente quando o dono precisa sair ou para quem vive em apartamento e não possui jardim nem terreiro para que o cachorro faça as suas necessidades.
Dicas para ensinar o seu cão a usar a caixa de areia
1 – Monte um cercado para fazer os exercícios. O ideal é que isso seja feito em um cômodo da casa que não tenha tapete. Esse cercado pode ser feito de arame ou plástico e você monta em um formato de círculo. O cercado tem vários tamanhos e fornecem um bom espaço para que o filhote possa comer, brincar, dormir e também para aprender a usar a caixa de areia.
2 – Compre uma caixa de areia que seja rasa ao menos em um dos lados. De começo, o filhote não vai querer entrar nela com a mesma facilidade que um gato faz. Você também pode encontrar caixas de areia especificas para cães em pet shops.
3 – Coloque o cãozinho no cercado. Vá falando com o filhote para ele fazer xixi e coco na caixa de areia. Se ele fizer as suas necessidades fora dela em outro lugar dentro do cercado, limpe imediatamente, mostre a caixa de areia e não dê mais atenção para o cão. Assim ele percebe que não te agradou.
4 – Coloque o filhote na coleira dentro do cercado e vá levando-o para a caixa de areia. Faça isso duas vezes todos os dias, até que o filhote aprenda a fazer as suas necessidades na caixa de areia.
Quer treinar o seu filhote e ensinar a ele truques iguais aos dos cães da TV? Então conheça agora mesmo o método baseado no reforço positivo e transforme o seu amigão em um cachorro doce, obediente e ainda mais inteligente!
Gostei do post. Tenho um gato e agora um cachorro, queria que ele fizesse suas necessidades na caixinha também, mas achava que isso era só coisa de gato. Obrigada pelo post, me ajudou muito.
De nada!