Cerca de 30% dos problemas mais comuns relacionados ao mau comportamento de cães diz respeito aos latidos excessivos. Para os donos, o problema não é o latido do cão em si, mas sim os cachorros que simplesmente não param de latir, o tempo todo, por qualquer motivo.
Quer ter um cão dócil e obediente dentro de casa? Então conheça o meu método de adestramento aqui.
Na maioria das vezes, o cão começa a latir sem parar e o dono interfere, grita, briga com o cachorro, só que, com isso, ele percebe que consegue chamar a sua atenção, o que ao invés de parar, reforça esse comportamento do cachorro. Algumas raças de cães tem maior predisposição aos latidos mais fortes e intensos, mas, na maioria dos casos, esse tipo de comportamento do cão está ligado ao comportamento do seu próprio dono.
Por que o cão late?
Já abordei esse tema em um outro artigo, mas é interessante reforçar sobre o assunto. Um cão pode latir por vários motivos, já que essa é a forma que ele tem para se comunicar. Os mais comuns são:
– O cão está ansioso ou se sente sozinho (especialmente quando o dono sai de casa e ele não para de latir).
– O cachorro está tentando dar um alerta, pois percebeu que há algo de errado (como alguém pulando o muro de sua casa, por exemplo).
– Ele viu outro cão e está tentando interagir com ele.
– O cão quer chamar a atenção do seu dono.
– O cachorro se assustou com alguma coisa.
– O filhote está longe de sua mãe e late porque sente a falta dela.
Como você incentiva o seu cão a latir sem nem perceber o que está fazendo
Cães que ficam o dia inteiro presos perto do portão da casa, muitas vezes desenvolvem o problema de latidos excessivos. Quando não corrigido a tempo, o latido do cão tende a aumentar e ficar cada vez mais intenso e a incomodar donos e vizinhos, especialmente durante a noite. Então, se o seu cão fica sempre na frente de um portão, experimente mudá-lo de lugar, para que ele ouça menos os ruídos que vem da rua e vá latindo menos.
Algo que muitos donos fazem sem saber que estão errando é gritar com o cão quando ele está latindo. Para ele, quando você chama a atenção, isso quer dizer que você aprova o comportamento dele. Para o cão, é como se você estivesse “latindo” junto com ele.
Por isso, evite reforçar esse comportamento do seu cão, para que esse problema não aumente de forma gradativa e passe a incomodar a todos.
Se você gostou da matéria e quer também adestrar o seu cachorro, vai gostar mais ainda desse vídeo que fiz, onde falo sobre o meu método de adestramento. Clique e assista agora mesmo!
Gostaria de saber se a algum método que possa se fazer pra deixar o latido do cão mais Aguldo ou mais alto .
O latido do cão é genético, assim como a voz humana. Não muda não.