O medo de fogos de artifício é uma das fobias que mais acomete os cães. Réveillon, tarde de jogos de futebol e comemorações de datas especiais são um verdadeiro sacrifício para os cachorros. E, até o cão mais tranquilo pode ficar assustado e com medo de fogos de artifício. Mas existem algumas coisas que você pode fazer para ajudar o seu amigo de quatro patas!
Quer saber como fazer o seu cão obedecer e ficar cada vez mais comportado? Clique aqui e descubra.
Os ouvidos dos cães são muito mais sensíveis do que os nossos. Eles conseguem ouvir sons que os humanos não conseguem. Por isso, o barulho muito alto e forte dos rojões acaba causando medo na maioria dos cães, sejam eles adultos ou filhotes.
Dicas para ajudar o seu cachorro a perder o medo de fogos de artifício
Para ajudar o cão a perder o medo de fogos de artifício, o ideal é usar um método chamado de dessensibilização. Através dele, o cão entra em contato com aquilo que lhe provoca medo e percebe que nada de ruim vai lhe acontecer e, com o treino e muita paciência, ele se livra da fobia.
1 – Procure um vídeo com o som de fogos de artifício, como esse:
http://www.youtube.com/watch?v=Rx1zulLfi7o
2 – Coloque esse vídeo de forma que o seu cão possa ouvir, mas em volume baixo, algumas vezes no dia.
3 – Durante a exibição do vídeo, deixe perto do cachorro algo que ele goste muito, como um brinquedo, o biscoitinho preferido dele ou faça um carinho nele. Assim o cão começa a associar os fogos com algo positivo, ao longo dos dias de treino. Isso ajuda a diminuir o medo.
4 – Quando perceber que o seu cão já se acostumou com o barulho do vídeo em baixo volume, comece a aumentar gradualmente o som, sem deixar de associar a algo que o cachorro goste. Assim, ele continua associando o som dos rojões a alguma coisa boa e continua perdendo o medo, com a continuidade dos exercícios.
5 – Se, durante os exercícios, o cachorro demonstrar medo, correr ou se esconder, diminua o volume até que ele fique confortável. Não brigue com ele, mas também não pare de fazer os exercícios. É com muita paciência e treino que o seu cão vai aprender a não ter mais medo dos fogos de artifício.
6 – Repita esse exercício quantas vezes você julgar necessário, até que seu cão consiga ouvir o barulho dos fogos bem alto sem sentir medo. Pode ser uma tarefa repetitiva, mas vai melhorar muito a vida do seu cão, que perde o medo e fica bem mais tranquilo.
Caso você também queira adestrar o seu cão, veja o vídeo que gravei e onde ensino como você pode adestrá-lo e acabar com seus problemas! Clique aqui e assista agora!
Estou gostando muito tenho m American buldogue ele tem 1 ano e 1/2 e estou tentando adestrá-lo. vi um livro q vc indica mas procurei em vários sites e não
encontrei vc poderia passar o link por favor para eu adquirir.
O link é esse: http://www.comoadestrar.com.br/como-adestrar-um-cao/
ameiiii o meu cachorro ta ms tranquiloo <3
obrigada por me ajudar minha cachorra gilhermina ta mais tranquilaa
Que ótimo!
Continue visitando o blog. Você vai encontrar muitas dicas interessantes para o seu cão!