Entre as infestações que um cão pode sofrer, o carrapato é uma das mais frequentes e que mais transmite doenças para o seu amigão. Então, o que fazer com um cachorro com carrapato?
Quer conhecer várias dicas para cuidar do seu cão e ainda por cima adestrá-lo? Então clique e saiba como!
O problema do cachorro com carrapato é a transmissão de vários parasitas que pode ocorrer devido à mordida e a infestação acelerada do carrapato, que pode ser encontrado em gramados, jardins, quintais ou podem ser transmitidos de um cachorro para outro.
Existem diversos tipos de carrapatos, de vários tipos e tamanhos. Infelizmente, a grande maioria oferece risco à saúde do cão. E não existe uma época específica para a proliferação do carrapato, ao contrário do que muitos pensam.
O carrapato é muito resistente e consegue ficar até um mês sem alimento, pronto para encontrar um cachorro hospedeiro e se alimentar do seu sangue. E é através dele que o carrapato infecta o cão com parasitas.
Principais doenças que o cachorro com carrapato pode contrair
As duas principais doenças que um cão com carrapato pode ter são a babesiose canina e a erlichiose canina, que podem colocar em risco a saúde do cão.
Além disso, os humanos também podem ser infectados através da mordida do carrapato, transmitindo doenças. Por isso, é muito importante cuidar do cachorro e do ambiente para exterminar essa praga, já que você e a sua família também estão expostos a doenças.
Como tratar um cachorro com carrapato
Para acabar com os carrapatos, o ideal é tratar o cão e o ambiente que ele vive, para que não haja uma nova infecção no seu cachorro.
Em pet shops você consegue encontrar, a preço acessível, venenos para carrapato em pó, que podem ser passados no cão, sem qualquer risco para a saúde dele, que conseguem sanar o problema. Se você tem jardim ou quintal em casa, é bom higienizar e dedetizar o local, para eliminar os carrapatos que estão à espreita.
Removendo os carrapatos de forma correta:
– Ao retirar o carrapato nunca use os dedos, mas sim uma pinça com pontas cegas ou luvas, para que o carrapato não morda você.
– Pegue o corpo do carrapato bem próximo à pele do cão e puxe suavemente. Assim, as garras do carrapato se soltam mais facilmente do cachorro.
– Se você perceber que saiu um pedaço de pele junto com o carrapato, não se preocupe, o cão irá se recuperar rapidamente. O perigoso aqui é ele ficar com os carrapatos.
– É comum que, ao retirar o carrapato, o corpo saia e a cabeça fique no cão. Mas não há necessidade de remover a cabeça, pois ela sozinha não causa problemas para o cachorro. Normalmente ela sai em alguns dias.
Quer saber tudo sobre cães e adestramento? Então clique aqui agora mesmo!