O convívio entre o homem e o cão se modificou bastante ao longo do tempo.
Você tem um cão levado em casa e quer adestrá-lo? Clique e saiba como!
No inicio, o homem só ficava próximo do cão por sua utilidade, mas, com o passar do tempo, essa relação foi ficando cada vez mais estreita e carinhosa. Por isso, muita gente até dorme com o seu cão de estimação. Mas será que isso é realmente saudável?
Dormir ou não dormir com o seu cão?
Muitos donos sofrem com esse dilema, especialmente porque alguns cachorros são muito carentes e fofos. Aí a pessoa acaba não resistindo e deixa o cão dormir junto na cama.
O cãozinho começa a chorar quando é filhote (afinal, sente falta de sua mãe) e isso acaba amolecendo o coração do seu dono. É nessa hora que os limites da relação cão-dono começam a ir por água abaixo.
O problema de se dormir com o cão não é tanto pela diferença entre as espécies. O grande problema disso é a transmissão de zoonoses e problemas respiratórios que podem acometer os donos.
Zoonoses são as doenças que podem ser transmitidas do animal ao dono. Leptospirose, raiva (hidrofobia) são apenas algumas delas. É importante saber que existem mais de 100 tipos de zoonoses que podem ser transmitidas a você pelo seu pet.
É importante também que você saiba que não é só dormir com o seu pet que pode te trazer problemas. Beijar o cachorro ou deixar ele dar lambidas em locais com feridas abertas são comportamentos que também podem trazer doenças.
Mas, se você já dorme com o seu cão e não quer deixar de fazer isso, te aconselho fortemente a levá-lo a um veterinário para ver qual é o estado de saúde do cachorro e deixar as vacinas dele sempre em dia, para que não haja problemas no futuro.
Quer adestrar o seu cachorro sem gastar muito? Clique e conheça agora o meu método de adestramento baseado no reforço positivo!